cover
Tocando Agora:

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha coletiva da CPMI do INSS ao lado do presidente da comissão

CPMI decidiu retomar os trabalhos legislativos com o depoimento do empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, primeira reunião do colegiado em 2026.

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha coletiva da CPMI do INSS ao lado do presidente da comissão
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha coletiva da CPMI do INSS ao lado do presidente da comissão (Foto: Reprodução)

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) acompanhou, na tarde desta quinta-feira (29), a entrevista coletiva da CPMI do INSS, realizada no Congresso Nacional. O parlamentar esteve ao lado do presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), durante a conversa com a imprensa. 



Durante a coletiva, o senador Carlos Viana afirmou que o comparecimento de Daniel Vorcaro é necessário para esclarecer suspeitas envolvendo empréstimos consignados concedidos a aposentados e pensionistas. Segundo ele, medidas judiciais vêm dificultando o acesso da comissão a informações relacionadas ao caso. O presidente ressaltou que a sessão será realizada mesmo diante da possibilidade de concessão de habeas corpus ao empresário.



De acordo com Viana, a convocação do banqueiro está ligada à suspensão de cerca de 250 mil contratos de empréstimos consignados do Banco Master pelo INSS, por falta de comprovação de autorização dos beneficiários. O empresário deverá explicar como os contratos foram firmados, a origem das operações e o volume de descontos realizados sem anuência dos aposentados.



O presidente da CPMI também informou que a comissão vai adotar nova medida judicial para recuperar documentos decorrentes da quebra de sigilos bancário, fiscal e telemático de Vorcaro. O material foi aprovado pela comissão em dezembro, mas foi retido após decisão liminar do ministro do STF Dias Toffoli. Segundo Viana, parte dos documentos chegou a ser acessada, mas atualmente não pode ser utilizada.



A CPMI apura fraudes em descontos associativos e possíveis irregularidades na concessão de crédito consignado. O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) é autor do requerimento que resultou na criação da CPMI do INSS. O parlamentar também foi responsável por colher as assinaturas necessárias na Câmara dos Deputados para a instalação da comissão, que investiga prejuízos a aposentados e pensionistas em todo o país.